Buscômetro

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Clube do Livro - Audrey Niffenegger

Olá, Falaneiras e Falaneiros!!!

Até minhas engrenagens desenferrujarem, postarei algumas coisas sobre o Clube do Livro do qual participo.

Eu e mais 6 amigas ecléticas estamos lendo "A mulher do viajante no Tempo" (The Time Traveller's Wife), de Audrey Niffenegger (foto); e discutiremos sobre a leitura no fim desse mês (abril/11).

Sobre o livro existe um monte de sites (tem sobre o filme, também, "Te amarei para sempre", com Eric Bana e Rachel McAdams), mas sobre a autora não se acha muita coisa em português. Encontrei o site dela em inglês e tentarei traduzir o pouco de sua biografia.

"Audrey Niffenegger nasceu em 1963, na aldeia idílica de South Haven, Michigan. Sua família mudou-se para Evanston, Illinois, quando ela era pequena. Atualmente mora em Chicago.

Ela começou a fazer impressões em 1978, sob a tutela de William Wimmer. Niffenegger formou-se como artista visual na School of Art Institute de Chicago, e recebeu seu MFA (Master of Fine Arts) da Northwestern University's Department of Art Theory and Practice em 1991. Ela tem exposto seus livros artísticos, gravuras, pinturas, desenhos e quadrinhos no Printworks Gallery, em Chicago, desde 1987.

Seus primeiros livros foram impressos e encadernados à mão, em edições de dez. Dois deles já foram publicados comercialmente pela Harry N. Abrams, Inc: The Adventuress and The Three Incestuous Sisters.

Em 1994, um grupo de "book artists", fabricantes de papel e designers se uniram para fundar um novo "books art center", o Columbia College Chicago Center for Book and Paper Arts. Niffenegger fazia parte deste grupo e ensinou artes do livro durante muitos anos como professora no Colégio MFA programa de Columbia, em Interdisciplinar Livro e das Artes do Papel. Ela agora está no corpo docente do Departamento de Escrita de Ficção da Faculdade de Columbia Miss Niffenegger também ensinou para a Biblioteca Newberry, Escola de Artesanato Penland e outras instituições de ensino superior.

Em 1997, Audrey Niffenegger teve uma idéia para um livro sobre um viajante do tempo e sua esposa. Ela inicialmente imaginou fazer isso como uma graphic novel, mas finalmente percebeu que é muito difícil representar mudanças repentinas do tempo com imagens fixas. Então, começou a trabalhar no projeto como um romance e publicou "A mulher..." em 2003, com a Editora independente McAdams/Cage. É um best seller internacional e virou filme.

O segundo romance de Niffenegger, Her Fearful Symmetry, foi publicado em 2009 pela Scribner (EUA), Jonathan Cape (UK) e muitas outras boas editoras ao redor do mundo. Em 2008 ela fez uma série em graphic novel para o jornal londrino The Guardian, The Night Bookmobile, que foi publicada em forma de livro em setembro de 2010.

Atualmente, está trabalhando em seu terceiro romance, The Chinchilla Girl in Exile. É sobre uma menina por volta dos nove anos, chamada Lizzie Varo que tem hipertricose (ela é coberta de pêlos), seu desejo de ir para a escola (ela estuda em casa com a inteligente e divertida tia Mariella) e o que acontece quando ela começa a frequentar a escola."

Bem, é isso aí! Tô ti falaaaanu...

Beijos sabor dentaduras de gelatina...

fonte: http://audreyniffenegger.com/

Um comentário:

  1. bebe, finalmente fez esse blog, parabéns. Gostei de saber da Audrey. Bjs

    ResponderExcluir